Repórteres do Futuro cobrem o 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

29 jul

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo começa nesta quinta-feira, 29, e a cobertura do evento, idealizada pela Abraji, estará a cargo de uma equipe de  23 estudantes vinculados ao  Projeto Repórter do Futuro da OBORÉ.

O grupo será orientado pela jornalista Luciana Kraemer e conta com a assistência de dois jornalistas recém-formados , Germano Assad e Leandro Melito, responsáveis pelo site-laboratóro.

Para  o presidente da Abraji, Fernando Rodrigues, a cobertura do Congresso por jornalistas do Projeto Repórter do Futuro é uma grande iniciativa tanto para a equipe envolvida quanto para o público em geral. “Os participantes terão oportunidade de ter grandes experiências de comunicação e o público, um relato de valor inestimável”, avalia ele.

Desde sua fundação, a  Abraji é uma das instituições do “Projeto Repórter do Futuro”, ao lado do IEA – Instituto de Estudos Avançados da USP, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Cátedra  Unesco de Comunicação , Sindicato dos Professores de São Paulo e coordenação dos principais cursos de jornalismo de São Paulo.

Criado em 1994 com o nome “Repórter 2000”, esse trabalho procura aproximar cinco pontas soltas : professores realmente dedicados aos seus alunos, jornalistas com índole de professor mas que não dão aulas em faculdades,  especialistas nos grandes temas da vida econômica, política e social, estadistas e estudantes que realmente desejam ser bons profissionais.

A marca do Repórter do Futuro é a prática reflexiva, informa Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e integrante da coordenação pedagógica do Projeto. Os cursos são modulados por temas – em dias e horários que não colidam com as tarefas escolares – assumem a forma de conferências de imprensa / entrevistas coletivas e são complementados por viagens de estudos e reportagens.

Da mesma forma que acontece agora com o 5º Congresso da Abraji, já  se realizou uma cobertura planejada e executada por estudantes durante o Fórum da Cidade, em 2007.

Alunos de alguns dos principais cursos de graduação da área atuarão na cobertura, oportunidade que vai ao encontro dos objetivos do Repórter do Futuro, de capacitar e incentivar futuros profissionais. Para Lucas Rodrigues, aluno do 2º ano do curso de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA – USP) e um dos integrantes da equipe, “não existe exercício mais completo para um jornalista”.

Ele  trabalhou na cobertura do 7º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo em 2009, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBP Jor) e considera esse tipo de trabalho importante “pois desafia a pensar e organizar o texto em pouco tempo, assim como hierarquizar as informações”.

Uma estrutura de cobertura multimídia  foi preparada pela equipe. Além dos textos e fotos das palestras que alimentarão o blog, criado especialmente para o evento, entrevistas curtas em vídeo serão realizadas com os palestrantes e demais jornalistas participantes.

Os equipamentos utilizados serão aqueles que os alunos dispõem no dia a dia, que vão de máquinas fotográficas digitais e câmeras mini DV a celulares com recurso de vídeo e fotografia. Uma forma de experimentar na prática a cobertura multimídia com essas ferramentas. O twitter também será utilizado para divulgação das notícias postadas no blog e  disseminar informações breves, dos bastidores do evento, com mais rapidez.

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e da Universidade Anhembi Morumbi, com o patrocínio de Claro e Tetrapak, o apoio do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, do Knight Center for Journalism in the Americas, do Open Society Institute, da Ogilvy, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e a parceria do Fórum de Acesso a Informações Públicas, do Centre for Investigative Journalism , da UNESCO e da OBORÉ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: