O fim do império de Vicentão

30 jul

Texto e Foto: Alexandre Dall’Ara (2˚ ano – ECA-USP)

Palestrante Daniela Arbex

Palestrante Daniela Arbex interagindo com o público

Desafiar o poder do presidente da câmara municipal de Juiz de fora, há vinte anos no poder, é o exemplo de jornalismo investigativo dado por Daniela Arbex.  Munida de vários documentos, alguns conseguidos por meio de valiosas fontes, fruto de sua experiência na área, Daniela publicou a reportagem vencedora do prêmio de melhor investigação jornalística da América Latina em 2009. “Essa é uma matéria que só se sustentou pelas provas documentais”.

Depois de investigar por dois meses a conexão de Vicente de Paula Oliveira, o Vicentão, com a empresa construtora Koji, vencedora de grande parte das licitações da cidade e beneficiada por mudanças nas regras desses procedimentos, a repórter especial do Tribuna de Minas finalmente marcou uma entrevista com o político. Estrategicamente agendada para sexta-feira pela tarde, para se prevenir qualquer manobra que tentasse impedir a publicação no domingo. Entretanto, o receio de algum tipo de reação, mesmo no curto espaço de um dia entre a entrevista e a publicação levou o jornal a publicar o trabalho no sábado.

Arbex conta que logo em seguida, na terça-feira posterior à manchete do jornal, Vicentão pediu afastamento do cargo de presidente da câmara municipal e perdeu seu apoio político. “As denúncias eram tão consistentes que não havia como, aqueles que o apoiavam rapidamente começaram a exigir providências”.

Por meses as denúncias ressurgiam e se intensificavam. Descobriu-se que seu patrimônio havia quadruplicado em quatro anos e que sua empresa oficialmente constituída, a Vicente Empreendimentos, apontada por ele como responsável por esse enriquecimento, estava inativa nesse período.

A jornalista contou também que sofreu ameaças e teve receio, mas nunca se autocensurou . “Foi muito complicado, mas eu faria tudo de novo porque a gente é jornalista para cumprir essa função social”.

Clique no nome da palestra para fazer o download da apresentação, e no nome do(s) palestrante(s) para visualizar o(s) currículo(s):

Caso Koji – os bastidores da melhor investigação jornalística da América Latina em 2.009

Daniela Arbex – darbex@tribunademinas.com.br

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e da Universidade Anhembi Morumbi, com o patrocínio de Claro e Tetrapak, o apoio do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, do Knight Center for Journalism in the Americas, do Open Society Institute, da Ogilvy, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e a parceria do Fórum de Acesso a Informações Públicas, do Centre for Investigative Journalism , da UNESCO e da OBORÉ.
Anúncios

Uma resposta to “O fim do império de Vicentão”

  1. Daniel Feldman Israel agosto 30, 2010 às 9:42 am #

    Junto com o Matinas Suzuki Jr. – “Jornalismo Literário”, a Daniela deu a melhor palestra a que eu assisti.

    Parabéns pela bravura e profissionalismo na cobertura do Caso Koji, Daniela!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: