Bastidores da cobertura

Fernando Rodrigues, presidente da Abraji e Luciana Kraemer, coordenadora da cobertura

Fernando Rodrigues, presidente da Abraji e Luciana Kraemer, coordenadora da cobertura

A cobertura do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, idealizada pela Abraji, foi realizada por uma equipe de 20 estudantes, de oito cursos superiores de jornalismo, vinculados ao Projeto Repórter do Futuro.

O grupo, responsável pelo registro desse importante acontecimento do meio jornalístico,  foi orientado pelos jornalistas Luciana Kraemer, Germano Assad e Leandro Melito. “Vocês fazem parte da história do jornalismo atual. Quem quiser ler sobre ela, vai ter que ler o que vocês escreveram durante o Congresso”, disse o jornalista Fernando Rodrigues, presidente da Abraji, ao se despedir da equipe e agradecer o empenho de todos.

No primeiro dia do evento (29/07), foram realizados cursos, entre eles Como Cobrir a Questão Indígena no Brasil ministrado pelo Spency Pimentel da USP, Jornalismo Cidadão e Correspondente Multimídia com Bruno Garcez (ICFJ) e Como lidar com experiências traumáticas em coberturas de violência com Marcelo Moreira (TV Globo / Abraji) e Bruce Shapiro (Dart Center) .

A cobertura começou efetivamente com a solenidade de abertura do evento. Ao término, foram contabilizados 60 textos postados no blog, sendo 52 registros de palestras , dois cursos e seis textos sobre sobre o evento em geral . Ao todo, 28 horas de trabalho que também alimentaram o Twitter e o Flickr do Congresso.

O evento foi muito elogiado tanto por jornalistas de renome quanto por jovens que ainda estão no começo de carreira, como pode ser conferido na seção Repercussão. Os estudantes que cobriram o encontro tiveram de mostrar agilidade e profissionalismo para produzir textos consistentes e informativos.  Depois das palestras, conversas com os conferencistas renderam entrevistas em vídeo que serão divulgadas neste blog.

A professora do Centro Universitário Metodista IPA e da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e membro do conselho fiscal

Integrantes da equipe de cobertura do congresso

Integrantes da equipe de cobertura do congresso

da Abraji, Luciana Kraemer ficou responsável pela coordenação da cobertura do evento. Ela e o gerente-executivo da associação, Guilherme Alpendre, orientaram a equipe junto com os jornalistas Germano Assad e Leandro Melito, coordenadores do Projeto Repórter do Futuro. “A experiência foi recompensadora. Apesar do prazo apertado, foi feito um bom trabalho”, diz Germano.

Para que a cobertura fosse possível, os jovens jornalistas tiveram à disposição um laboratório de informática da Universidade Anhembi Morumbi, que sediou o evento. Durante o trabalho, o laboratório tornou-se uma movimentada redação, e deu sustento para a produção de textos, twittes e descarga das fotos tiradas pelos participantes.

A Universidade também disponibilizou uma câmera fotográfica, para uso dos repórteres do futuro. Os demais equipamentos utilizados para a captação e registro das matérias pertenciam aos prórpios estudantes: máquinas fotográficas digitais e câmeras mini DV e celulares com recurso de vídeo e fotografia. “Conseguimos fazer as matérias, a organização foi boa e contamos com o apoio dos palestrantes, muito solícitos nas abordagens”, conta Ana Krepp, aluna de jornalismo do Mackenzie e participante do Projeto Repórter do Futuro.

Sobre o Projeto Repórter do Futuro:

Desde sua fundação, a  Abraji é uma das instituições apoiadoras do Projeto Repórter do Futuro, ao lado do IEA – Instituto de Estudos Avançados da USP, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Cátedra  Unesco de Comunicação , Sindicato dos Professores de São Paulo e coordenação dos principais cursos de jornalismo da capital.

Criado em 1994 com o nome “Repórter 2000”, esse trabalho procura aproximar cinco pontas soltas: professores realmente dedicados aos seus alunos, jornalistas com índole de professor mas que não dão aulas em faculdades, especialistas nos grandes temas da vida econômica, política e social, estadistas e estudantes que realmente desejam ser bons profissionais.

A marca do Repórter do Futuro é a prática reflexiva, informa Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e integrante da coordenação pedagógica do Projeto. Os cursos são modulados por temas – em dias e horários que não colidam com as tarefas escolares – assumem a forma de conferências de imprensa / entrevistas coletivas e são complementados por viagens de estudos e reportagens.

Agradecimentos: Fernando Rodrigues, Luciana Kraemer, Guilherme Alpendre,  Veridiana Sedeh e  toda a direção da Abraji. Cursos de jornalismo da Anhembi Morumbi, Cásper Líbero, ECA-USP, Faculdades Integradas Rio Branco, Mackenzie, Metodista, PUC-SP, São Judas Tadeu e Uninove.

Expediente: Guilherme Alpendre, editor; Luciana Kraemer, coordenadora; Germano Assad, Leandro Melito, assistentes de coordenação. Repórteres: Ana Krepp, Alexandre Dall’Ara, Anelize Moreira, Clara Roman, Danielle Denny, Eduardo Nascimento, Juliana Maximiano Torres, Lucas Rodrigues, Mariana Queen, Marjorie Niele, Mayara Baggio, Mauricio Hermann, Patrícia Ogando, Rafael  Aloi Pascoal, Rafael Ciscati, Raísa Pascoal,  Rafael Carneiro da Cunha, Rafael Belago, Thiago Fuzihara Crepaldi e Wilheim Rodrigues.

O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e da Universidade Anhembi Morumbi, com o patrocínio de Claro e Tetrapak, o apoio do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, do Knight Center for Journalism in the Americas, do Open Society Institute, da Ogilvy, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e a parceria do Fórum de Acesso a Informações Públicas, do Centre for Investigative Journalism , da UNESCO e da OBORÉ.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: