Depoimentos

O que pensam os palestrantes do Congresso

Foto: Marjorie Niele

Adalberto Piotto –  âncora da Rádio CBN, apresenta o CBN Total, programa de notícias, análises e debates em rede nacional, desde 2002.  Ministrou a palestra Cobertura de eleições em rádio .

“A Abraji faz um favor a todos nós ao desmistificar essa idéia de jornalismo investigativo como um repórter fantasiado para ter acesso a um grupo específico ou criminoso e trata o fazer jornalístico num aspecto mais amplo”.

Foto: Marjorie Niele

Rosental Calmon Alves – Titular das cadeiras da Fundação Knight e da Unesco junto à Universidade do Texas. Ministrou as palestras: Ameaças e oportunidades para o jornalismo investigativo na era digital; Perspectiva internacional da cobertura jornalística investigativa; Panorama do jornalismo investigativo no mundo.

“Esta é uma importante iniciativa junto às universidades, não por acaso este encontro ocorre em um ambiente acadêmico, trata-se de uma reunião prática com sessões de instrução. A ideia é falar sobre um jornalismo das coisas não óbvias, que foge das versões oficiais e do press- release. O fato do jornalismo investigativo não estar pautado como uma disciplina não significa que professores e alunos não estejam preocupados com o tema”.

Foto: Marjorie Niele

Cláudio Abramo – Diretor executivo da Transparência Brasil. Autor de artigos em revistas especializadas sobre o tema da corrupção e frequente colaborador da imprensa como articulista. Ministrou a palestra Cobertura da política local

“O congresso da Abraji está evoluindo desde a sua primeira edição. É o acontecimento mais importante da imprensa brasileira”.

Foto: Marjorie Niele

Ricardo Noblat –  Mantém um dos mais notáveis blogs do Brasil, o Blog do Noblat, no portal do jornal O Globo. Ministrou a palestra: O jornalismo em internet e blogs em ano eleitoral: a difícil busca do equilíbrio.

“O lado mais positivo de tudo isso é ver o quanto as pessoas são divertidas, a interação e a confraternização entre amigos, estudantes e colegas de profissão. O lado negativo é a disputa de egos em eventos assim, mas em congressos como os da Abraji nunca vivi este tipo de situação”.

Adriana Carranca – Repórter especial do jornal O Estado de S.Paulo, onde está desde 2002 e diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Ministrou as palestras: Cobertura de desastres naturais: tragédia no Haiti; Como fiscalizar programas sociais

“Iniciativas como estas são essenciais. As universidades preparam para o básico do jornalismo, só que jornalismo não é isto. Jornalismo é experiência é rua. Aliás, é uma eterna troca de experiências, o bom jornalista nunca está pronto”.

Foto: Marjorie Niele

Bob Fernandes – Editor- chefe de Terra Magazine Brasil. Ministrou as palestras Copa do Mundo e Olimpíadas pelos olhos de quem já esteve lá; O jornalismo em internet e blogs em ano eleitoral: a difícil busca do equilíbrio.
“O que é mais importante em um evento como este é a troca de experiências . Aqui podemos abordar o jornalismo de forma ampla e plural”.

Foto: Marjorie Niele

Josias de Sousa – É colunista da Folha de S. Paulo, onde trabalha à 20 anos.  Em 2001, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de Os Papéis Secretos do Exército. Ministrou a palestra: O jornalismo em blogs e internet em ano eleitoral: a difícil busca do equilíbrio.

“Sempre que você tem um encontro dessa magnitude pra trocar idéias sobre jornalismo com tanta gente experiente em diversas áreas,  ajuda muito quem está pensando em entrar na profissão e quem já está na profissão. É uma oportunidade de trocar experiências com  pessoas que estão atuando em outras áreas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: